Acompanhe as Notícias
da expofemi

Presidente da CCO da EXPOFEMI 2020 participa de reunião com o COMDE

O presidente da Comissão Central Organizadora da EXPOFEMI 2020, Oscar Martarello, participou nesta quarta-feira, 11, de uma reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE)

Notícia

O presidente da Comissão Central Organizadora da EXPOFEMI 2020, Oscar Martarello, participou nesta quarta-feira, 11, de uma reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE) de Xanxerê. Martarello ouviu as demandas do Conselho e tirou dúvidas sobre questões relacionadas a gratuidade dos ingressos para pessoas portadoras de deficiência e a acessibilidade no parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi.


Segundo Martarello, nesta edição a EXPOFEMI conta com a comissão de Tecnologia e Inovação e subcomissão de Tecnologia Assistiva, que vem com a proposta de trazer para a Praça da inovação, tecnologias e soluções inovadoras para as áreas de Acessibilidade e Inclusão de pessoas portadoras de deficiência.  “Não vamos fazer o rodeio e teremos no lugar um grande espaço para a tecnologia e inovação. As pessoas estão se empenhando muito para que esse espaço seja um grande sucesso”, explica.


Ingressos


O valor dos ingressos para pessoas com deficiência e acompanhante foi um dos temas debatidos na reunião. O presidente da CCO afirmou que a legislação municipal será seguida. “Temos uma legislação municipal que garante a meia entrada para a pessoa com deficiência e para o acompanhante, no caso de pessoas cadeirantes e deficientes visuais”.


Para ter direito a esse benefício da legislação, ficou definido que será aceito o laudo médico, atestando a deficiência ou uma carteirinha de identificação que será providenciada por cada entidade de atendimento à pessoa com deficiência: Apae, Apadavix, FCDX e AMA.


Acessibilidade


Outro assunto debatido foi quanto a acessibilidade, especialmente no que diz respeito aos banheiros, acesso à área dos shows, praça de alimentação e outros espaços da feira. A Comissão de Acessibilidade já recebeu um ofício com diversas reivindicações.


“Estamos nos empenhando bastante. Uma das nossas grandes preocupações é com a infraestrutura. Estamos trabalhando para mudar os banheiros para que fiquem realmente acessíveis, inclusive aqueles que ficam atrás do pavilhão, mas quero contar com o apoio de vocês para sugerirem, pois vocês sentem na pele as dificuldades. O que for possível e viável, podem ter certeza que será contemplado”, reforçou o presidente da CCO.


Além destas, outras reivindicações como estacionamento, circulação de veículos de entidades, local coberto para embarque e desembarque e gratuidade do estacionamento foram debatidas na reunião.


A presidente do COMDE, Kátia Battisti Collelo, em nome do Conselho agradeceu a participação e atenção do presidente da EXPOFEMI 2020. “Ficamos honrados com a presença do Oscar Martarello e a atenção que está sendo dada para as pessoas com deficiência. Quero registar que é a primeira vez que recebemos essa atenção e espero que nossas reivindicações sejam atendidas dentro do possível”, considerou.