Acompanhe as Notícias
da expofemi

Oficina do Queijo resgata tradição no Museu do Milho de Xanxerê

Evento foi realizado durante a ExpoFemi 2024

Notícia

Na última sexta-feira, dia 1º de março, o Museu do Milho de Xanxerê foi palco de uma iniciativa que encantou os amantes da gastronomia e da cultura local: a Oficina do Queijo. Nesse evento, os participantes puderam mergulhar no universo da produção artesanal do queijo tipo colonial, uma tradição enraizada na história da região.


De acordo com Aguinetes Barfknecht, presidente da Comissão do Museu do Milho e Diretora de Cultura de Xanxerê, a oficina teve por objetivo destacar a importância da valorização das tradições locais.


“Nosso objetivo com a Oficina do Queijo é resgatar não apenas o sabor, mas também as técnicas e o conhecimento que envolvem a produção desse queijo tão emblemático para nossa região. Queremos preservar nossa cultura gastronômica e compartilhá-la com as gerações futuras", destacou Aguinetes.


Durante o evento, os participantes não apenas aprenderam sobre o processo de fabricação do queijo colonial, mas também tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa e experimentar o resultado fresquinho. A parceria com a Epagri foi fundamental para o sucesso da oficina, contando com a participação dos extensionistas rurais Dulce Cenci e Alexandre Bortoluzzi, que compartilharam seus conhecimentos e experiências com os presentes.

    Realização:

    Prefeitura de Xanxerê

    Master:

    Siccob Credimoc Ideal Veículos

    Standard:

    Alfa Bortoluzzi P4

    Apoio:

    Acix CDL