Acompanhe as Notícias
da expofemi

Azeites de oliva catarinenses surpreendem em degustação na ExpoFemi

Epagri apresenta variedade de marcas catarinenses que se destacam pela qualidade e desafios da produção regional

Notícia

Na tarde desta terça-feira, dia 27, o estande da Epagri na ExpoFemi foi palco de uma degustação singular: azeites de oliva produzidos em Santa Catarina conquistaram o paladar dos visitantes.

 

Eduardo Brugnara, pesquisador do Cepaf (Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar), revelou que dos cinco azeites comerciais do estado, três estavam disponíveis para degustação no evento. Originários de Rancho Queimado, Campos Novos e Campo Êre, os azeites destacaram-se pela qualidade e aroma, desafiando as limitações climáticas que não favorecem a cultura da oliveira na região.

 

Em entrevista, Brugnara explicou que a produção de azeites em Santa Catarina enfrenta desafios devido ao clima desfavorável, especialmente durante o inverno e a época de floração.

 

"Encontramos microclimas entre 800 e 1100 metros de altitude, onde é possível produzir razoavelmente", destacou.

 

Ele ressaltou que o aroma característico, que remete a frutas, folhas verdes, nozes e castanhas, é essencial para classificar um azeite como extravirgem.

 

Apesar da alta qualidade dos azeites catarinenses, Brugnara apontou o preço como um obstáculo para sua aceitação no mercado. Uma garrafa de 500ml chega a custar cerca de R$ 110.

 

"Temos pouca produção, o que nos permite processar logo após a colheita e manter as características da fruta", explicou.

 

Essa singularidade, embora desafiadora, é o que diferencia os azeites de oliva produzidos em Santa Catarina, trazendo um sabor autêntico aos consumidores.

    Realização:

    Prefeitura de Xanxerê

    Master:

    Siccob Credimoc Ideal Veículos

    Standard:

    Alfa Bortoluzzi P4

    Apoio:

    Acix CDL