Acompanhe as Notícias
da expofemi

Ação de combate à dengue é realizada na manhã deste sábado na ExpoFemi

Em conjunto com a Defesa Civil, os agentes de endemia distribuíram panfletos em uma ação a nível nacional de mobilização contra a dengue

Notícia

Na manhã deste sábado, dia 2, aconteceu no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê. Em consonância com o Dia D de Mobilização Contra a Dengue, que ocorre em todo o território nacional, a equipe de agentes de endemia não mediu esforços para intensificar suas medidas preventivas e de conscientização.


Carol Cenci, coordenadora da vigilância em saúde, destacou a relevância das ações em curso. "Fizemos uma parceria com a Defesa Civil do município. Ontem à tarde, realizamos uma atividade no bairro Veneza, em Xanxerê, com tratamento realizado pelas agentes de endemia. Hoje pela manhã, estivemos aqui na ExpoFemi, promovendo uma panfletagem de conscientização", afirmou.


O objetivo principal dessas ações é sensibilizar a população sobre a gravidade do problema e incentivar medidas preventivas para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue.


Os números não mentem quanto à urgência da situação. A Secretaria já encaminhou ao Lacen 250 exames coletados somente neste ano de 2024. Desse total, nove casos de dengue foram confirmados no município, enquanto outros 46 estão aguardando resultados.


Diante desse cenário preocupante, novas estratégias estão sendo elaboradas para conter a propagação da doença nos próximos dias. Entre os dias 12 e 14, estão previstas ações que incluem vistorias em locais de difícil acesso e em altura, uso de drones para identificação de possíveis focos, recolhimento de lixos e entulhos nos bairros, além da eliminação de grandes criadouros.

    Realização:

    Prefeitura de Xanxerê

    Master:

    Siccob Credimoc Ideal Veículos

    Standard:

    Alfa Bortoluzzi P4

    Apoio:

    Acix CDL